31 4103-7429
31 99235-5524 Rua dos Tupis, 185, Loja 5 - Centro | Belo Horizonte/MG
Como elaborar materiais impressos para eleições

Como elaborar materiais impressos para eleições

O Brasil está na época de mais uma eleição – desta vez, talvez uma das mais controversas dos últimos tempos. Junto com as eleições, a produção de material impresso de propaganda para partidos, candidatos e propostas tem um aumento muito significativo. Isso se dá pelo fato de que o papel ainda é uma boa alternativa publicitária, apesar do constante crescimento das mídias virtuais, pois estabelece uma comunicação direta com o leitor.

No entanto, não podemos ignorar o fato que muitas pessoas não chegam a ler o que consta no impresso e acabam por descarta-lo – e, pior ainda, muitas vezes jogam o papel na rua ao invés de procurar por um lixo. Considerando isso, nós da gráfica Kairós separamos algumas dicas para otimizar o resultado que você pode vir a alcançar com sua propaganda eleitoral impressa. Há algumas técnicas que podem ser utilizadas desde o momento da idealização daquele material que são muito úteis, práticas e eficazes para que o seu material impresso tenha um bom desempenho comunicativo.

A propaganda eleitoral impressa pode assumir diferentes formatos, sejam eles panfletos, cartão de visita, flyers, faixas, entre muitos outros. Independente do corpo utilizado na produção desse material, é fundamental que a linguagem visual nele aplicada seja concisa e sucinta – isto é, deve-se tomar cuidado para que não seja empregada um excesso de informações (sejam elas escritas ou gráficas) para o leitor. Esse tipo de linguagem sobrecarregada dificilmente captura a atenção da pessoa que tem contato com o material, resultando em uma grande chance de descarte sem que ao menos seja feita uma leitura superficial do conteúdo ali apresentado.

Ao fazer a propaganda eleitoral em folders ou cartões de visita, por exemplo, é importante não só que se busque estabelecer uma conexão tão direta quanto possível com o leitor, mas também que se tenha cuidado com questões relacionadas à sustentabilidade e o meio ambiente: a partir do momento em que há grande quantidade de material eleitoral jogado na rua, é interessante, por exemplo, que sua propaganda seja feita com material reciclável.

Essas foram as dicas de hoje que nós da gráfica Kairós reservamos para você que está participando da corrida eleitoral. Lembre-se que o futuro do país não reside somente em propostas políticas, mas até mesmo nos pequenos atos que tomamos enquanto cidadãos!